Megablocos do Rio: Guia completo do Circuito Preta Gil no Carnaval

“Dos blocos tradicionais aos trios elétricos, o Centro do Rio concentra os maiores desfiles do Carnaval de Rua”

O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro contará com 10 megablocos em 2026 no Circuito Preta Gil, no Centro do Rio. A programação começa no dia 24 de janeiro, com o Chá da Alice, e segue até 22 de fevereiro, quando o tradicional Monobloco encerra oficialmente a folia, arrastando milhares de foliões pela cidade.

Com blocos para todos os gostos, o circuito reúne desde ícones da tradição carnavalesca, como o Cordão da Bola Preta e o Cordão do Boitatá, até trios comandados por grandes nomes da música brasileira, como Anitta, Ludmilla, Lexa e Léo Santana.

Em 2026, o Cordão do Boitatá celebra 30 anos de história e retorna para a região da Rua Primeiro de Março. Com mais de 250 músicos tocando sem carro de som e quase 400 integrantes entre estandartes, pernas de pau e baianas, o Boitatá é o único megabloco do circuito que não utiliza trio elétrico.

Fotos: Fernando Maia | Riotur.

“Após um longo hiato, o Boitatá volta a desfilar na Primeiro de Março e arredores. São muitos anos de construção e conversas com a Riotur para garantir um espaço que permita realizar nossas atividades de forma plena”, afirma Kiko Horta, fundador e diretor musical do grupo.

A abertura do circuito fica por conta do Chá da Alice, no dia 24 de janeiro. Conhecido por sua atmosfera lúdica, diversidade e cores vibrantes, o bloco traz shows do Sambay, do Babado Novo, comandado por Mari Antunes, além de participações especiais que ainda serão anunciadas.

A expectativa é que cada megabloco reúna entre 50 mil e 700 mil foliões, consolidando o circuito como um dos principais atrativos do calendário turístico do Rio de Janeiro durante o verão.

“Os megablocos têm um papel importante no Carnaval de Rua. Eles reúnem um número muito expressivo de foliões e ampliam o acesso do público à festa”, afirma Bernardo Fellows, presidente da Riotur.

Entre os destaques estão ainda o Bloco da Favorita, além dos trios de Anitta, Ludmilla e Lexa, enquanto Léo Santana leva o suingue da Bahia ao Centro do Rio com o Bloco da Gold.

Axé da Bahia no Rio

Dono de recordes de público, Léo Santana promete repetir o sucesso no pré-Carnaval carioca. “Estou preparando um show super especial para minha terceira edição no Carnaval de rua do Rio”, afirma o artista.

O cantor destaca que puxar o Bloco da Gold nas ruas da cidade já virou tradição. “Tenho certeza de que será um dia histórico para quem estiver comigo”, completa.

Circuito Preta Gil

O Circuito Preta Gil foi batizado em 2024 em homenagem à cantora, símbolo da diversidade, alegria e da força do Carnaval de Rua carioca. O circuito concentra os principais desfiles de grande porte na região da Rua Primeiro de Março.


SERVIÇO

Circuito Preta Gil – Megablocos do Carnaval de Rua
Local: Rua Primeiro de Março – Centro do Rio
Período: de 24 de janeiro a 22 de fevereiro
Entrada gratuita

Programação completa disponível no aplicativo Blocos do Rio 2026 e no site oficial do Carnaval de Rua.

Colunista:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Start typing and press Enter to search