Turismo, empregabilidade e hospitalidade: entrevista com Bernardo Fellows, presidente da Riotur
“Emprego, renda e hospitalidade: o turismo como motor de desenvolvimento no Rio”
O Rio de Janeiro vive um momento histórico no turismo, consolidando-se como referência mundial em hospitalidade, eventos e grandes festividades.
O Carnaval, maior espetáculo a céu aberto do planeta, movimenta bilhões e projeta a imagem do município para o mundo. Com uma agenda estratégica conduzida pela Prefeitura e pela Riotur, sob a liderança do prefeito Eduardo Paes, da secretária de Turismo Daniela Maia e do presidente da Riotur, Bernardo Fellows, a capital mostra como festividades, calendário cultural e hospitalidade andam de mãos dadas para gerar emprego, renda, empreendedorismo e oportunidades para os cariocas. Nesta entrevista, concedida com exclusividade à jornalista, curadora e editora-chefe Lú Vilhena para a Revista Hashtag, o presidente da Riotur detalha as ações e perspectivas para o setor.
ENTREVISTA
1. “Presidente, o Rio vive alta histórica no turismo internacional. Com a Riotur e a SMTUR-RIO (secretária Daniela Maia), quais políticas recentes (como COMTUR atualizado, premiações de inovação, editais para influenciadores) mais impactam empregabilidade e empreendedorismo no ecossistema de hospitalidade?”
As ações recentes mostram como estamos atualizando a política pública de turismo para aproximar o setor privado e estimular o empreendedorismo. O novo COMTUR, com composição ampliada e mais representativa, permite ouvir de perto os segmentos do trade. A nova edição do Rio Digital Influencer, promovida este ano pela SMTUR-RIO, agora conta também com representantes estrangeiros, ajuda a democratizar a promoção do Rio, gerando novas oportunidades. Outros projetos da secretaria, como o Inovatur, que premia startups e pequenos negócios no segmento, e o Nômades Digitais, reforçam esse ecossistema, criando um ambiente mais competitivo e inclusivo. Tudo isso impacta diretamente a empregabilidade, porque amplia o número de atores integrados na cadeia do turismo e gera renda em diferentes pontos da cidade.
2. “A Prefeitura projeta o ‘Rio o ano inteiro’ como calendário de grandes eventos. Quais entregas imediatas veremos em hotelaria e lifestyle urbano (walkability, mobiliário, wayfinding, atendimento bilíngue) para que nômades digitais e viajantes de bleisure escolham o Rio como base de trabalho e consumo?”
O calendário ‘Rio o Ano Inteiro’ garante que tenhamos grandes eventos em todas as estações, sendo considerada alta temporada ou não. Só no ano passado, foram aproximadamente quatro mil eventos na cidade – desde os menores até os megaeventos – , com 20 milhões de participantes – entre cariocas e turistas (nacionais e estrangeiros) – com um impacto de R$20 bilhões na economia da cidade. Para além da programação, estamos olhando, junto com a Prefeitura, para a experiência urbana: melhorias nas práticas e técnicas para chegar ao destino de forma mais ágil, fácil e intuitiva, utilizando sinalização, mapas, símbolos e outras pistas visuais e sensoriais. A hotelaria também está em diálogo permanente conosco, preparando-se para atender ao público que mistura lazer e negócios. Queremos que o nômade digital veja no Rio não apenas uma cidade bela, mas também funcional, de negócios, acolhedora e conectada. O profissional pode, por exemplo, participar de um congresso de negócios durante a semana e decidir estender sua viagem para o fim de semana para aproveitar o turismo local, visitar pontos turísticos ou se divertir com amigos ou familiares.
3. “Com a forte geração de vagas no município e a formação continuada (ex.: Escola Carioca de Turismo e parcerias com Sesc/Senac nos eventos), qual é o plano para acelerar qualificação profissional de front desk, A&B e eventos — e como medir empregabilidade gerada por cada grande projeto apoiado pela Riotur?”
A qualificação é prioridade. A Escola Carioca de Turismo já certificou mais de 2 mil alunos em disciplinas como recepção de hotéis, etiqueta, protocolo e cerimonial, organização de eventos, idiomas (libras, inglês e espanhol básicos) e informações turísticas locais, entre outras. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Turismo do Rio (SMTUR-RIO) em parceria com o Senac RJ desde 2022 e já concluiu três fases de cursos. A quarta está sendo elaborada e será anunciada em breve. Quanto à mensuração, estamos implementando métricas de empregabilidade que cruzam número de vagas abertas, cadastros temporários e absorção de mão de obra pelo mercado formal. Dessa forma conseguimos avaliar, com base em dados, o impacto de cada grande projeto na geração de empregos.
De janeiro de 2021 a junho de 2025 foram gerados 40 mil empregos formais nas atividades relacionadas ao turismo (ACTs) na cidade do Rio de Janeiro. Esse número representa 27,2% do estoque total de emprego formal dessas atividades em junho de 2025 (147 mil). Ou seja, no período analisado, houve um crescimento de mais de ¼ do emprego nas ACTs no Rio.
4. “O Rio deve superar 2 milhões de estrangeiros em 2025. Que metas de hospitalidade vocês estabeleceram (NPS do destino, taxa de retorno, gasto médio diário) e que governança entre Riotur, SMTUR-RIO e iniciativa privada garante que o pico de demanda se traduza em renda estável e novos negócios?”
Estamos estabelecendo indicadores claros para medir a experiência do visitante: taxa de retorno, gasto médio diário e pesquisas de satisfação (NPS do destino). Isso permite acompanhar em tempo real a qualidade da hospitalidade. Além disso, a governança integrada entre Prefeitura, SMTUR-RIO, Riotur e setor privado garante que as estratégias sejam alinhadas e que o aumento da demanda se converta em renda estável, novos negócios e oportunidades de médio e longo prazo para os cariocas. O objetivo é transformar picos de visitação em desenvolvimento permanente.
Vale ressaltar que os turistas movimentaram R$ 14,5 bilhões na economia da cidade do Rio no primeiro semestre de 2025. Foram 6,8 milhões de turistas visitando o Rio nos seis primeiros meses do ano, sendo 82,5% de turistas nacionais e 17,5% de internacionais. O turismo internacional cresceu 52,1% no primeiro semestre de 2025. No turismo doméstico a variação positiva foi de 14,7%, com 5,6 milhões de visitantes.
Com governança integrada, inovação e geração de oportunidades, o Rio projeta-se como destino de negócios, lazer e lifestyle para diferentes públicos, consolidando o turismo como motor de desenvolvimento econômico.
A Revista Hashtag acompanha de perto as transformações culturais, de lazer e hospitalidade nas cidades.