Réveillon 2026 do Rio deve movimentar R$ 3,34 bilhões e impulsionar a economia da cidade

Foto: Alex Ferro.
“Maior virada do mundo deve atrair mais de 5 milhões de pessoas e impulsionar setores estratégicos da economia carioca”
O Réveillon do Rio de Janeiro segue consolidado como um dos maiores motores de impacto econômico da cidade. De acordo com o estudo “Réveillon em Dados”, elaborado pela Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Instituto Fundação João Goulart, a virada de 2025 para 2026 tem potencial de movimentar R$ 3,34 bilhões na economia carioca — um crescimento de 6% em relação ao Réveillon anterior.
A estimativa é de que mais de cinco milhões de pessoas participem dos eventos espalhados pelo município durante a virada do ano. Somente em Copacabana, principal palco da celebração, a expectativa é receber cerca de metade desse público, entre moradores e turistas nacionais e internacionais.
Segundo Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, o Réveillon é um evento estratégico para a cidade.

Foto: Alex Ferro.
“O Réveillon é uma festa consolidada no Rio de Janeiro, que impulsiona a economia carioca e atrai turistas de todos os lugares. É um evento fundamental, pois já iniciamos o ano com uma movimentação econômica intensa, inferior apenas ao Carnaval”, analisa.
A análise também destaca o papel do Réveillon como indutor direto da atividade econômica, com reflexos imediatos em setores como hospedagem, alimentação, transporte, comércio e serviços.

“O Réveillon do Rio é muito mais do que a maior virada do mundo. Os dados evidenciam sua relevância econômica, com efeitos diretos sobre diferentes segmentos da cidade”, afirma Bernardo Fellows, presidente da Riotur.
A movimentação econômica estimada tem como base as notas fiscais diárias de subgrupos de serviços diretamente impactados pelo evento, segundo informações da Secretaria Municipal de Fazenda. O levantamento reforça a importância da festa como política pública de estímulo à economia e ao turismo.
Para Rafaela Bastos, presidente do Instituto Fundação João Goulart, a divulgação dos dados reforça o compromisso com a transparência.

“O Réveillon do Rio é uma marca da cidade. Ao apresentarmos estudos de impacto sobre um evento desse porte, mostramos ao cidadão evidências de gestão responsável e de uso transparente dos recursos públicos”, destaca.
A publicação completa do estudo “Réveillon em Dados” estará disponível em breve no Observatório Econômico do Rio, no Repertório e no site oficial da Riotur.
SERVIÇO
Estudo “Réveillon em Dados”
Elaboração: Prefeitura do Rio, Riotur, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Instituto Fundação João Goulart
Disponível em breve: observatorioeconomico.rio, repertorio.rio e riotur.rio

