Bruno Saadi: Os desafios da carreira na área pública
Entrevista: Especialista em gestão pública
Muitos são os desafios daqueles que trabalham na esfera pública, principalmente na busca do seu desenvolvimento profissional, seja por falta de perspectivas, seja por falta de orçamento ou por ter uma liderança que não cuida das pessoas pelas quais é responsável. Para quem não sabe, eu estive na área pública nos últimos doze anos, sendo onze deles em posição de liderança e, posso afirmar que foram anos desafiadores, porém que me ajudaram a ser a profissional que sou hoje.
Trabalhar com escassez de muitas coisas como materiais, dinheiro e até mesmo pessoas, faz com que desenvolvamos diversas competências comportamentais como resiliência, análise crítica e resolução de problemas complexos. Então, para conversarmos mais sobre esse tema, na entrevista desse mês, vou conversar com o especialista em Gestão Pública, Bruno Saadi.
Entrevista
Fabia: Bruno, muito obrigada por conversar conosco sobre um tema tão importante, mas, na minha visão, ainda muito pouco discutido, que são os desafios de uma carreira na área pública. Então, gostaria de começar perguntando, quais você acredita serem esses principais desafios enfrentados pelos profissionais da área pública?
Bruno: Fabia, gostaria de agradecer o convite para conversarmos sobre esse tema, que realmente é muito relevante. Trabalhar na área pública, por si só, já é um grande desafio, seja em cargos de execução ou em cargos de liderança, pois somos levados a nos superar diante das inúmeras limitações existentes na área. A administração pública possui um tempo próprio, que por maior boa vontade e determinação que se tenha, será sempre um ponto a considerar.
Isso está relacionado ao convencimento, a conseguir “vender” nossa ideia, já que na administração pública diferentemente de uma empresa privada, as ações/projetos dependem, na maioria das vezes, de um arcabouço normativo ou até mesmo de pesquisas públicas para serem implementadas, então, não ocorre na mesma velocidade de uma empresa privada, sem falar na questão orçamentária, quando existe essa necessidade. Ademais, por ser um ambiente organizacional muito hierarquizado, é necessário que essas ações/projetos sejam aprovados por instâncias que não participam da área operacional. Ou seja, não é porque você tem uma grande ideia ou construiu um importante projeto que você terá êxito, é necessário resiliência para convencer e aprova-las.
Logo, o desafio diário é se manter motivado, determinado e firme no seu propósito de construção e legado.
Fabia: E, no seu ponto de vista, quais são as habilidades e competências necessárias para ter sucesso na carreira pública e como elas podem ser desenvolvidas?
Bruno: Quando falamos de Competências, Habilidade e até mesmo de Atitudes, o famoso CHA, sinalizo sempre à minha equipe que o profissional deve buscar de forma contínua o seu aperfeiçoamento, inclusive comportamental.
Recomendo e oriento a não parem de estudar. Seja qual for a sua área de atuação na área pública, busque sempre participar de cursos de aperfeiçoamento, congressos, especializações, etc. Quanto mais capacitado você for, mais preparado para fazer o seu trabalho será. Com isso, terá segurança para propor melhorias e argumento para defender seu ponto de vista.
Um tema que deve estar na ponta da língua do gestor público é a Governança Pública. Ela vem, sem dúvidas, potencializando os resultados da gestão que internaliza suas práticas, através dos mecanismos de liderança, estratégia e controle. É realmente exponencial.
Seja qual for a área, especialmente na área pública, gosto de destacar a criatividade; a flexibilidade; a colaboração; a comunicação; e a inteligência emocional, uma vez que diante das inúmeras limitações inerentes à área pública, o profissional precisa ser capaz de resolver os problemas que são colocados a sua frente, com os recursos que tem e, na maioria das vezes, com a participação ou na dependência de terceiros, logo, essas habilidades podem maximizar a probabilidade de êxito.
Fabia: E considerando todo esse contexto, como manter a motivação e o comprometimento com a missão da organização pública em meio a desafios e obstáculos inerentes ao setor?
Bruno: Nesse ponto, lembro muito dos ensinamentos do Simon Sinek, quando ele nos leva a refletir sobre o porquê fazemos o que fazemos. Sobre qual o propósito do meu trabalho e da minha organização. Esse entendimento de saber o porquê eu chego ao meu trabalho e dou o meu melhor todos os dias, me motiva a superar os inúmeros desafios e obstáculos que se apresentam. Como gestor público, foco muito nisso! Eu faço o meu melhor porque acredito que posso fazer a diferença pelo meu órgão em prol da cidade onde moro e que tanto amo. Trabalho por um propósito em prol de um legado, que possa fazer a diferença na vida das pessoas, direta ou indiretamente. Fazer o meu melhor, ajudando pessoas, contribuindo para que a gestão pública seja aperfeiçoada e entregando bons resultados, sem duvidas é minha fonte de motivação.
Fabia: Qual você acredita ser o papel dos servidores públicos na prestação de serviços para a população e como eles podem lidar com a responsabilidade de atender às expectativas da sociedade?
Bruno: O servidor público tem uma nobre e importante missão, que é a de servir, como o próprio nome diz. O servidor precisa ter esse entendimento e se colocar no lugar do cidadão para que faça pelo outro o que gostaria que fizessem por ele. Ter empatia, acho que essa é a palavra chave. Há, nas atividades diárias, muita responsabilidade, dificuldades e variados desafios na resolução dos problemas, mas é preciso entender a importância e a relevância do trabalho. Muitas vezes, por lidar com pessoas indignadas e com situações críticas, há um nível altíssimo de responsabilidade. Por isso, é preciso também equilíbrio emocional, pois por vezes, aquela entrega pública, pode fazer a diferença na vida de uma pessoa. Assim, entendo que o servidor deve sempre buscar atender de forma efetiva e eficaz as demandas solicitadas, atendendo as expectativas da sociedade.
Fabia: Na sua análise, quais você acredita serem as perspectivas para a carreira pública no futuro e como os profissionais podem se preparar para os desafios que virão?
Bruno: Entendo que as perspectivas são positivas, pois o Estado, com seu aparato administrativo, sempre se fará presente em uma sociedade organizada. Há muito a avançar na área pública e sempre haverá espaço para bons profissionais atuarem. A administração pública vem cada vez mais sendo levada a se aperfeiçoar, e isso faz com que se busque bons profissionais, seja por meio de concurso público, seja por meio da contratação de cargos em comissão.
É importante que o profissional que deseja ingressar na carreira pública se prepare, estude muito, se especialize em temas relevantes à gestão pública, possua competências variadas, com uma visão multidisciplinar, para que acumule o conhecimento necessário à resolução dos inúmeros desafios que são postos no dia-a-dia de uma organização.
Fabia: Bruno, mais uma vez agradeço pelo papo e por compartilhar perspectivas tão importantes sob a ótica de quem está fazendo uma carreira, brilhante e de sucesso, como a sua. Para finalizarmos, quais conselhos você daria a alguém que está considerando uma carreira na área pública?
Bruno: Escolha uma carreira que te faça ser melhor todos os dias até a sua aposentadoria, isso ajudará você a estar motivado durante esse longo percurso.
Procure uma área na qual você sinta prazer no que faz, porque estar feliz com o trabalho é um diferencial. Busque atuar com base em um propósito maior, para que esteja claro o porquê você está lá, fazendo o que faz. Seja sua melhor versão todos os dias, isso construirá sua reputação, seu nome. Seja persistente, paciente e não desista nunca dos seus ideais, pois o tempo da administração pública é diferente.
Estude muito, trabalhe duro, viva as experiências que a carreira pública te proporcionará, como parte do seu desenvolvimento pessoal e acima de tudo, seja uma pessoa do bem, fazendo o bem, e tenha fé.
Marcia Dolores Carvalho Gallo
1 ano agoGostaria de parabenizar pela qualidade dessa entrevista, o profissional Bruno Saadi foi de extrema sensibilidade ao se referir principalmente sobre a relação de satisfação no trabalho e a dependência das atitudes e decisões de quem está na gestão. Ainda encontramos incoerências e inabilidades no comando de certos gestores, beirando a desumanidade para com o servidor público. Muito falam sobre isso, desmerecendo essa categoria, mas a grande maioria é interessada, cumpridora de seus papéis e extremamente descaracterizado em seu desempenho por uma má gestão.
Entrevista super humanizada, de fácil entendimento e competência por parte do entrevistado Sr. Bruno Saadi.
Parabéns por nos proporcionar acesso a essa entrevista tão relevante.