Flávia Gamonar: Consultora e treinadora de empresas, LinkedIn Top voices e instrutora oficial LinkedIn Learning

Quando falamos sobre carreira, o LinkedIn é ferramenta fundamental em processos como recolocação, transição de carreira, mudança de empresa, dentre muitos outros

Ter um perfil completo e bem preenchido, não é mais suficiente. Uma das questões fundamentais para que seu perfil seja visto e notado, é o conteúdo que você produz. Será que o seu conteúdo tem sido mesmo estratégico e cumprido o papel de influenciar as pessoas?

Para conversarmos mais sobre isso, tive o prazer de conversar com Flávia Gamonar, que é consultora e treinadora de empresas, LinkedIn Top voices e instrutora oficial LinkedIn Learning.


ENTREVISTA

Fabia: Flávia, gostaria de agradecer por ter topado bater esse papo sobre um tema tão relevante para aquelas pessoas que realmente desejam compartilhar conteúdo de uma forma estratégica e que impacte outras pessoas. Para começarmos, gostaria de saber quais são as principais características de um conteúdo relevante e de influência no LinkedIn?

– Flávia: Olá, Fabia. Eu que agradeço o convite! A relevância pode ser relativa, né? O que é interessante para alguém, pode não ser para outra pessoa. Vivemos uma época de muitas opções. Você pode consumir conteúdo de diversos tipos e para públicos diferentes e é comum encontrarmos pessoas que tem milhões de seguidores, mas nunca ouvimos falar sobre elas. Mas, falando no contexto LinkedIn, que é uma rede social profissional totalmente ligada à carreira de cada usuário, precisamos entender como uma extensão da vida profissional e selecionar bem o que vamos abordar, se quisermos construir uma reputação positiva. Pensar no objetivo, no público, no que faz sentido abordar, ser autêntico, apostar em qualidade, agregar trazendo dicas e conselhos, por exemplo. Para mim a melhor palavra seria confiança, construção de confiança. E a confiança influencia na tomada de decisões.

Fabia: E como você decide o formato para o seu conteúdo no LinkedIn? E quais formatos você acha que funcionam melhor para gerar engajamento?

Flávia: Parto sempre de um objetivo, o que quero com ela publicação? Geralmente tem um verbo acompanhando isso. Você pode querer comparar, criticar, apresentar, emocionar, aconselhar… ai avalio o melhor formato: imagem, texto, carrossel, artigo, vídeo…

Pesquisas, neste sentido, são feitas com frequência. Algumas têm mostrado que texto, texto com imagem, enquetes e carrosséis estão entre os formatos que mais geram alcance, mas a verdade é que isso não é como mágica, existem vários fatores que influenciam os resultados: tamanho da sua rede, horário de publicação, modo como inicia o texto, imagem escolhida, título, hashtags usadas. Toda publicação é um teste, uma hipótese. Dependemos da entrega orgânica e do algoritmo, mas quanto mais conhecermos o público que queremos impactar, mais pode funcionar. Também recomendo considerar métricas que vão além dos números, não apenas curtidas e comentários. Elas podem ser mais difíceis de medir, mas podem significar resultado verdadeiro.

Fabia: Dentro da sua experiência, como o LinkedIn pode ser usado para aprimorar sua marca pessoal e construir sua reputação online?

Flávia: É atualmente o lugar oficial que alguém pode ficar sabendo mais sobre você profissionalmente, como estar de fora? Ali você pode criar um portfólio, conectar-se com outras pessoas, aprender, gerar negócios. Ter um perfil bem preenchido e atualizado é essencial. Conectar-se com pessoas, também. E quem aposta na criação de conteúdo relevante na rede é mais entendido e percebido, mais abordado.

Fabia: Na sua opinião, quais são algumas das principais diferenças entre a publicação de conteúdo no LinkedIn em comparação a outras plataformas de mídia social?

Flávia: Primeiro, o cuidado na seleção do tema, que precisa encaixar nesse contexto mais profissional. Isso não quer dizer que só possamos ser técnicos no LinkedIn, pelo contrário. Há espaço para todos os temas, mas a forma como fazemos isso precisa ser cuidada, pois reflete no modo como somos vistos.

Fabia: Como você mede o sucesso do seu conteúdo no LinkedIn? Quais métricas são importantes para acompanhar?

Flávia: Procuro não me apegar a números apenas. O conteúdo pode ser bom ao longo do tempo, fortalecer aos poucos a marca e gerar confiança. Um post também pode ter pouca curtida e comentário, mas gerar contratações de um serviço e acessos a um site. Gosto de ver por essa ótica.

Fabia: Para finalizar, mais uma vez obrigada por contribuir com tantas orientações importantes para aquelas pessoas que desejam ter um conteúdo realmente relevante no LinkedIn. Eu gostaria que você comentasse sobre quais são algumas tendências emergentes na criação de conteúdo para LinkedIn e como você acha que elas afetarão a criação de conteúdo no futuro?

Flávia: Eu agradeço pelo convite e foi um prazer bater esse papo! Bom, abordando isso dentro da minha especialidade, eu diria que é o crescimento das estratégias de influência digital de negócios. Cada vez mais as empresas vêm apostando na liderança de pensamento e posicionamento de seus executivos na rede, bem como o incentivo e valorização de funcionários-embaixadores. O LinkedIn se estabeleceu como esse canal corporativo oficial e as iniciativas podem envolver um foco interno e externo. Pode-se ganhar escala com conteúdo sendo postado por mais pessoas, não apenas por uma equipe ou só na página da empresa. Está crescendo e vai crescer mais. Especializar-se no assunto pode gerar muitas demandas. Eu mesma venho atendendo muitas empresas para treinamentos neste sentido.


Espero que vocês tenham gostado dessas orientações e que possam já começarem a aplicá-las e, por meio de conteúdos relevantes em suas áreas de atuação, impactarem, não só suas carreiras, mas as de outras pessoas também.

Até a próxima!

Colunista:

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial e Pós graduada em Neurociências e Comportamento. Com 29 anos de experiência, sendo mais de 12 anos em posições de liderança. Professora na Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (ACADEPOL), FGV e IBMR-RJ. Mentora de líderes e times e Palestrante. Analista Comportamental DISC, Practitioner em PNL e em Psicologia Positiva, fundadora da Inspirare Desenvolvimento e Consultoria.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Start typing and press Enter to search