Entrevista com Mariana Torres
Psicóloga, LinkedIn Top Voicer Carreira, especialista em recolocação e consultora de carreira e LinkedIn
Nós, em algum ponto da nossa carreira, já nos sentimos incomodados. Ou porque estamos em uma empresa tóxica, ou porque nosso líder não sabe lidar com pessoas (e saibam que isso acontece muito mais do que você pensa … e isso é papo para outra coluna) ou porque queremos tomar um novo rumo profissional. Eu mesma já ajustei minha rota algumas vezes, baseada em novas perspectivas, desejos e objetivos. Seja para uma transição de carreira, para mudar de empresa ou buscar uma recolocação,
não há dúvidas que estar presente no LinkedIn, de forma estratégica, é parte fundamental para que você tenha sucesso em alcançar o objetivo que estabeleceu.
Assim, para nos contar mais sobre o quanto essa ferramenta tem a nos oferecer, tenho o prazer de estrear as entrevistas desta coluna com a Mariana Torres, que é psicóloga, LinkedIn Top Voicer Carreira, especialista em recolocação e consultora de carreira e LinkedIn.
Entrevista
Fabia: Mariana, é um prazer ter você ter você aqui conosco na Hashtag, dando o pontapé inicial em uma série de entrevistas que faremos com diversos especialistas nas áreas de desenvolvimento humano, liderança e carreira. Para começar, gostaria de saber qual você acredita ser a importância do LinkedIn para os profissionais atualmente?
Mariana: O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, tendo, agora, 830 milhões de membros com mais de 58 milhões de empresas registradas. É a única rede social profissional que, quando você sabe usar de forma estratégica, consegue ampliar sua rede de contatos, manter aquecido todo seu networking, estabelecer parcerias, ser lembrado e reconhecido pelo mercado, fechar negócios e ter acesso a oportunidades de emprego. Ou seja, o LinkedIn se tornou essencial para os profissionais atualmente.
Fabia: Além disso, como as pessoas podem usar o LinkedIn para expandir sua rede de contatos profissionais?
Mariana: Através de participação em grupos específicos de suas áreas de atuação, compartilhando conteúdos técnicos que vão atrair novas pessoas e com convites ativos. O LinkedIn tem uma ferramenta de filtros que permite que os usuários encontrem novos contatos profissionais, enviem convites e comecem um relacionamento.
Fabia: Pela sua experiência, qual é a melhor maneira de criar um perfil atraente e eficaz no LinkedIn?
Mariana: Cuidando de cada campo da rede. Uma foto de perfil profissional, uma foto de capa que retrate a sua área de atuação, um título que demonstre como você se posiciona no mercado. É importante escrever um “sobre” na primeira pessoa, com uma breve apresentação das suas competências técnicas e comportamentais, preencher o campo de experiências profissionais, formação acadêmica e cursos de forma completa. Um perfil atraente tem todos os campos preenchidos. Além disso, é preciso movimentá-lo. Ou seja, para ser realmente estratégico não basta arrumar o perfil e não aparecer mais lá. É preciso escrever conteúdos, artigos, mandar convites de conexão, enviar mensagens, interagir com outros profissionais.
Fabia: E, qual é a forma mais assertiva de utilizar o LinkedIn para se recolocar, mudar de emprego ou fazer uma transição de carreira?
Mariana: Você precisa ter um perfil completo com as palavras-chave da sua área de atuação para ser encontrado pelos recrutadores e além disso buscar as vagas dentro da rede e realizar candidatura ativa. Outra forma eficaz é através do relacionamento e mensagens de networking. Quando você se posiciona bem na rede, faz marketing pessoal e ativa sua rede de contatos, aumentam suas chances de conseguir uma nova vaga de emprego.
Fabia: Na sua opinião, quais são algumas das armadilhas comuns a serem evitadas ao usar o LinkedIn para impulsionar a carreira?
Mariana: É preciso ter cuidado com assuntos polêmicos e pessoais dentro da rede. Invista em conteúdos técnicos e comportamentais relacionados a sua área de atuação e ao mercado de trabalho. Envolver-se em discussões pode até melhorar seu engajamento, mas não vai ser bom para seu marketing pessoal. A outra coisa que precisa ser evitada é falar mal de antigas empresas e líderes. Por mais que o profissional tenha passado por uma situação ruim, o LinkedIn não é o lugar para expor.
Fabia: Qual você acredita ser a melhor maneira de acompanhar e medir o sucesso da estratégia de uso do LinkedIn?
Mariana: O LinkedIn é a única rede social que vai te oferece um indicador, uma nota, que mede se você está usando a rede da maneira correta, que é o SSI ou Social Selling Index. Ele mede a sua capacidade de “se vender” na rede através de 4 indicadores: 1- Estabelecer sua marca profissional, 2- Localizar as pessoas certas, 3- Interagir oferecendo insights, 4- Criar relacionamentos. Uma nota acima de 60 indica que você está fazendo um bom trabalho.
Fabia: Para finalizar, quero agradecer por ter conversado conosco, dando tantas orientações importantes para quem busca utilizar o LinkedIn com o propósito de dar novos rumos à sua carreira. Gostaria que você deixasse uma mensagem para as pessoas que desejam ter sucesso nos seus objetivos, por meio do uso do LinkedIn.
Mariana: Utilize o LinkedIn como a sua principal rede social, invista em um perfil estratégico, movimente a rede, leia o boletim de notícias e conecte-se com as pessoas. O networking que você pode construir por lá é muito poderoso!
Espero que as orientações da Mariana tenham contribuído e que você já comece hoje a fazer o que precisa ser feito para alcançar aquela nova vaga, na empresa que deseja, transformando seu perfil em um perfil campeão, fazendo publicações relevantes dentro da sua área de atuação, contribuindo com sua rede e se destacando cada vez mais.
Até a próxima!