Assumi minha primeira liderança! E agora?

Foi exatamente o que eu me perguntei quando assumi minha primeira liderança formal há alguns anos

Eu já havia coordenado uma equipe, informalmente, bem no início da minha carreira. Nessa época, eu era bem nova, não fazia ideia do que era autoconhecimento, mas tinha a meu favor o fato de ter facilidade em desenvolver boas relações interpessoais.

Porém, quando assumi uma posição executiva, reportando à diretoria, apesar de eu já ter mais de quinze anos de experiência, as dúvidas bateram: será que eu estava pronta?

Como lidar com diretoria e conselheiros? Como me colocar diante dos meus pares?

Para a minha sorte, tive líderes incríveis que acreditaram em mim e propuseram diversos desafios que me ajudaram a chegar onde cheguei hoje. Esse é um dos motivos pelos quais eu mentoro primeiros líderes. Porque eu sei o que é chegar lá e se questionar se você é realmente capaz e, muitas vezes, se sentir solitário.


Então, gostaria de dar algumas dicas que vão te ajudar, e muito, nesse começo:

Conheça a si mesmo e aos outros: antes de liderar qualquer pessoa, você precisa trabalhar a autoliderança. Quem não lidera a si mesmo, não tem condições de liderar mais ninguém. Então, identifique seus pontos fortes, suas áreas de desenvolvimento e esteja aberto a aprender com os outros. Além disso, dedique tempo para conhecer seus liderados, suas habilidades, ambições e necessidades. Crie um ambiente em que todos se sintam valorizados e motivados.

Comunique-se de forma clara e aberta: certifique-se de que suas expectativas sejam claras e esteja disponível para ouvir as preocupações e ideias da sua equipe. Mantenha todos informados sobre metas, projetos e mudanças, e esteja aberto ao feedback construtivo. Lembre-se de que a comunicação é uma via de mão dupla.

Desenvolva suas habilidades de resolução de problemas: liderar significa tomar decisões difíceis e resolver problemas complexos. Busque soluções criativas e envolva sua equipe no processo. Lembre-se de que os erros fazem parte do aprendizado.

Cultive um ambiente de confiança: construa relacionamentos sólidos com seus liderados, demonstrando respeito, empatia e integridade. Cumpra suas promessas e esteja disponível para apoiar sua equipe quando necessário. Promova a colaboração e o trabalho em equipe, incentivando a troca de ideias e reconhecendo o mérito de cada membro.

Invista em seu desenvolvimento contínuo: a liderança é uma jornada de aprendizado constante. Esteja disposto a se desenvolver e a aprimorar suas habilidades. Busque oportunidades de treinamento, participe de workshops e leia livros sobre liderança. Além disso, busque mentores ou colegas mais experientes para orientação. Aprender com os outros é uma forma valiosa de crescer.

Assumir a primeira liderança até pode parecer assustador, mas pode acreditar que é uma oportunidade incrível para crescer e fazer a diferença.

Entenda que você não é, e nem deve tentar ser, o super-homem e nem a mulher-maravilha e não precisa ter todas as respostas, mas deve estar aberto ao aprendizado constante.

Abrace os desafios, aprenda com as experiências e celebre as conquistas ao longo do caminho.

Cuide das pessoas que estão sob sua responsabilidade, as inspire, influencie positivamente e, principalmente, seja o líder que desenvolve novos líderes, alimentando um círculo virtuoso de líderes humanizados.

Ahh, liderança humanizada … Ainda precisamos falar sobre isso? Infelizmente, sim. Mas, isso é um papo para outra coluna.

Até a próxima!

Colunista:

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial e Pós graduada em Neurociências e Comportamento. Com 29 anos de experiência, sendo mais de 12 anos em posições de liderança. Professora na Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (ACADEPOL), FGV e IBMR-RJ. Mentora de líderes e times e Palestrante. Analista Comportamental DISC, Practitioner em PNL e em Psicologia Positiva, fundadora da Inspirare Desenvolvimento e Consultoria.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Start typing and press Enter to search