Menu

A geração do Milênio: como os jovens se relacionam com a moda e as marcas

Logo Minas TRend

 

Aconteceu na semana de 04 a 07 de Abril , o Minas Trend Preview com expositores do segmentos de vestuário, calçados, bolsas acessórios e bijuterias. O número de participantes que promovem os lançamentos das coleções reflete a adequação do ambiente de negócios oferecido pela ”semana de moda mineira” aos lojistas e compradores que focam artigos diferenciados para destacar no seu ponto de venda atendendo as expectativas dos seus clientes que geram maior giros dos produtos. Nesta edição o conforto foi mesmo o assunto principal na maioria das coleções de algumas marcas, como tecidos leves e modelagens mais soltas, além de uma paleta de cores mais claras, que já no primeiro desfile mostrou a predominância do branco.

Vestidos brancos no Minas Trend 2016. Foto: Maira Conrado

 

Além desses eventos houve palestras que abordavam assuntos como moda, tecnologia e startups. Foi dito que mais de 180 milhões de reais são gerados pela industria da moda no Brasil e que, por mais que a economia encontre-se instável, é um dos setores que mais cresce nos últimos anos, tanto no varejo tradicional como no meio digital. A internet vem alcançando as vendas de grandes e pequenas marcas, que passaram a anunciar seus produtos em lojas virtuais.

Bolsas estampadas como alimentos

Acessórios de dar água na boca

 

Contudo, também é ótimo para essas empresas que as marcas menores, como as startups de moda, entrem no mercado fashion. Existem alguns programas de aceleração nos quais equipes participam de workshops intensos para aprimorar idéias. Mesmo com programas de aceleração, o surgimento de startups genuinamente brasileiras ainda é um setor em crescimento. Paralelamente a isso, muitas empresas jovens que atuam no país se desenvolvem graças a investimentos estrangeiros.

Palestra sobre a produção de Moda no Brasil. Foto: Maira Conrado

Palestra sobre a produção de Moda no Brasil. Foto: Maira Conrado

 

Outro modelo de negócios que promove a entrada de capital estrangeiro na internet brasileira é a criação de versões locais para sites de sucesso em outros países. Um assunto também abordado nas palestras era o marketing para nova geração, como Jaden Smith, que faz parte da “Geração Z” – os chamados “millenials“, que vem de uma estrtura familiar nada tradicional e não se definem por gêneros ou carreira. É uma geração que percebe o mundo sem fronteiras e está mais preocupada com o meio ambiente, com causas sociais, a sustentabilidade e o consumo consciente.

Palestra Moda e Tecnologia. Foto: Maira Conrado

Palestra Moda e Tecnologia. Foto: Maira Conrado

 

E o que eles consomem hoje em dia? Moda e tecnologia. Isso mostra que as marcas devem fazer um esforço genuíno em sua evolução para interagir com esses novos consumidores em seus canais físicos e digitais.

 

Deixe uma resposta