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O universo particular das marcas no LollaPalooza

Então, vamos falar de LollaPalooza. Convenhamos, não há lugar mais legal para exibir uma marca do que em festivais de música, principalmente um com tanta credibilidade. Gente jovem, tão bonita de se ver, com tanta energia linda e emoções à flor da pele. Ídolos de milhões de pessoas estão ali, cantando para algumas delas. É, isso tudo é incrível! E, com certeza, é palco para novas oportunidades. Seja de se jogar, de curtir, de dançar, de cantar, de sintonizar, de se divertir, e principalmente de se comunicar.

Comunicação em todos os sentidos: com os amigos, com possíveis novos amigos, com namorado(a), ou até mesmo com uma futura paquera; com quem está no palco, com quem está trabalhando, com quem você nunca viu ou com o que você já viu milhões de vezes: as marcas.  Quando uma empresa decide colocar a sua marca em um determinado lugar, ela escolhe associá-la a tudo o que diz respeito àquele universo particular. Por essas e outras, a adequação é palavra de ordem quando se fala em comunicação.

Market Lola Palooza

No último final de semana – dias 12 e 13 de março – aconteceu o LollaPalooza, um dos festivais de massa mais famosos do pais, considerado o maior festival contemporâneo do Brasil.

Com atrações de reconhecimento mundial, várias marcas aproveitaram para inovar a forma de se comunicar e interagir com seu público. Dentre elas Trident, Skol, Axe, e a própria marca LollaPalooza se destacaram.

Captura de Tela 2016-03-16 às 13.59.55Palco Trident

O festival com essência indie vem cada vez mais incluindo as tendências musicais contemporâneas. Desde 2014 até 2016, o Hip Hop e principalmente a musica eletrônica vem conquistando espaço. A Trident viu uma oportunidade e decidiu investir na pista eletrônica. A antiga pista Perry foi substituída pelo Palco Trident. Além do palco a marca também levou o Pico Trident Fresh para promover o Trident Fresh Limão Ice. Com direito a gelo seco, um tobogã de 5 m de altura, e um iceberg, a edição limitada da goma de mascar promete ficar na memória de quem participou do festival.

Florence + The Machine se apresenta no palco Skol do Lollapalooza 2016 (Foto- Caio Kenji:G1)Florence The Machine se apresenta no palco Skol do Lollapalooza

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A Skol se encarregou pelo palco principal, que recebeu músicos de peso como Eminem, Florence and the Machine, Tame Impala, entre outras atrações. Apesar disso ela estava menos agressiva na forma de se comunicar, o que não significa pouca eficácia, muito pelo contrario. Além do espaço Skol Records (vitrola gigante com uma baladinha na parte interna), pôsteres com fotos da galera estavam sendo estilizados, o que fez bastante sucesso. A fila era gigante e pessoas ficavam cerca de 3 horas para conseguir um desses.  Nos bares não faltavam bebidas e era fácil encontrar os mochileiros da Skol pela pista.

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Agora, fala serio, como não se impressionar com a forma que a Axe se impôs no festival?

O palco da marca recebeu grandes nomes: Planet Hamp e Marina and The Diamonds, por exemplo.  Também proporcionou experiências únicas para quem visitou seus espaços inspirados na campanha “O Cara Do Lolla”. Que tal 5 minutos de fama no festival,  com uma foto em 540º exibida em um telão enorme. Se você é mais reservado não tem problema: pega sua coragem e se joga de uma plataforma de 10 m de altura direto em um colchão de ar. Tudo casou perfeitamente.

Para entender melhor, a campanha “O Cara Do Lolla” não está disponível online, mas foi inspirada na campanha “Find Your Magic”:

O festival vem crescendo não só como palco para atrações musicais, mas também como conceito, expressão de estilo, diversidade, experiências e cultura. Isso fortaleceu o nome LollaPalooza e permitiu que esse ano ela desse ênfase ao seu Market Place. As lojinhas do festival bombaram!

Considerando a amplitude do festival e o perfil do público (levando em conta todas as diversidades que, a propósito, são muito bem vindas) as marcas conseguiram se adequar  dentro dos seus respectivos espaços, e se promoverem de uma maneira divertida e contagiante. Eu garanto que elas conseguiram muito mais impacto com a forma que se posicionaram no festival do que com um simples comercial na tv!

Com 5 minutos de fama, com um pôster estilizado, com um tobogã de 5 metros de altura, em geral, as experiências proporcionadas atingiram em cheio aquele público. E você, vai ficar ai na tv vendo comercial ou vai preferir ter experiências assim?

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