Menu

Festivalma Xl – Novas Conexões

foto: Delamonica

Palco Festivalma XI – Foto: Delamonica

Durante o mês de Junho ocorreu o tradicional Festivalma, realizado pela Alma Surf, que busca difundir a cultura da praia através de arte, música e vídeo. A temática desse ano trouxe a mensagem de ‘’Novas Conexões’’, não só pelo fato do surf brasileiro viver e respirar novos tempos mas também porque esse novo esporte nacional pode inspirar pessoas, conectar ideias e mudar perspectivas através de sentimentos e novas experiências.

Ao longo do seu primeiro dia, o Festivalva Xl, conseguiu reunir cerca de 15 mil pessoas durante sua abertura,no dia 11 de junho, no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo. Os considerados surfistas de alma conseguiram transmitir a mensagem das novas conexões comparecendo ao evento e levando suas boas energias para o festival em uma noite considerada épica pela organização.

foto: Delamonica

Abertura do Festivalma XI – Parque do Ibirapuera, SP – Foto: Delamonica.

O público presente pode conferir a exposição Board Connections, que levou 28 pranchas estilizadas pelos artistas Wellington Naberezny, conhecido como Sipros e Felipe Motta, vulgo Mottilaa , que ficaram suspensas em andaimes durante o evento . Tal arte foi o carro chefe da Mostra New Era de Arte e Cultura Surf dentro do festival, no qual as pranchas serviram para ilustrar inúmeros sentimentos que podem inspirar a vida de um surfista, a New Era também contou com a ajuda de uma tenda em que o público tinha a chance de criar sua própria arte em bonés, camisetas e pranchas, tais intervenções artísticas tiveram fim no dia 14 junto ao festival.

Exposição Board Connections, Mostra New Era de Arte e Cultura Surf. Foto: José V. Carneiro

Exposição Board Connections, Mostra New Era de Arte e Cultura Surf. Foto: JV Carneiro

Os filmes vencedores do Festival Mormaii de Curtas Metragens foram exibidos durante o primeiro dia na entrega dos prêmios, e depois foram alternados e reprisados nos demais dias de festival, lembrando que para a votação dos finalistas, foram mais de 17 mil votos online, um recorde entre todas edições. O primeiro dia também serviu para marcar o lançamento do filme Orang Orang 2, produzido pela Mormaii que traz em seu contexto o tema do Festivalma 2015, as Novas Conexões.

Gabriel Pensador (à esquerda), Makua Rothman (centro) e Samuel J (direita). Foto: Delamonica

Gabriel Pensador (à esquerda), Makua Rothman (centro) e Samuel J (direita). Foto: Delamonica

A parte musical ficou por conta do Festival Quiksilver de Música, contanto com os diferentes estilos do havaiano Makua Rothman, bicampeão mundial de ondas grandes e filho da lenda Big Eddie, criador do código Dahui entre os surfistas do Hawaii que também marcou presença no festival, já o surfista e músico inglês Samuel J que hoje reside no Brasil, foi o segundo a se apresentar, botando em prática suas boas energias através de suas letras e seus arranjos, e por fim Gabriel O Pensador que além de dispensar apresentações é o campeão em participações do evento, além dos especiais de Fernandinho BeatBox, Supla e Rael durante os shows.

Na cidade de Santos, litoral paulista, no dia 13, rolou uma oficina de arte nas areias próximas ao Canal 3. O artesão da Califórnia, Andrés Amadors fez um desenho enorme, rico em detalhes marcando presença para Mostra New Era de Arte e Cultura Surf. Enquanto isso dentro da Concha Acústica Vicente de Carvalho, também no Canal 3, de Santos, os surfistas e músicos Makua Rothman e Samuel J encerraram o Festival Quiksilver de Música.

Arte de Andres Amador na Praia de Santos, SP - Foto: Delamonica.

Arte de Andres Amador na Praia de Santos, SP – Foto: Delamonica.

O Festivalma Xl – Novas Conexões teve uma realização em conjunto entre a Alma Surf e o Ministério da Cultura, além do apoio e patrocínio de empresas como Netshoes, Quiksilver, New Era, Mormaii, Bic, Lorenzetti, Almap BBDO e Yogini.

Da minha parte ficam os agradecimentos pela experiência, atenção e carinho ao Romeu Andreatta, Publisher da Alma Surf e toda sua equipe.

Eu e

Eu (esquerda) e Romeu Andreatta, Publisher Alma Surf (direita) – Foto: Daniel Lemos

Aloha!

Deixe uma resposta