Menu

Semana Acadêmica de Publicidade: sucesso de público e crítica na Fumec

Semana acadêmica de Publicidade: inovação e criatividade

Semana acadêmica de Publicidade: inovação e criatividade

A semana da publicidade da FUMEC acontece uma vez por semestre e é organizada pelos alunos do 5º período do curso de Publicidade e Propaganda, durante a disciplina de Promoção, Merchandising e Eventos, ministrada pelo professor Bruno Fernandes. Na primeira etapa, os alunos precisam organizar uma ação durante o intervalo para promover as palestras que acontecem durante a semana acadêmica. Confira o que rolou no evento.

Quando o Humor é o Coringa no baralho da Propaganda

 

Mario Alaska

Locutor da 98 Futebol Clube, Mário Alaska

Organizada pela Coringa Comunicação, as palestras tiveram início na manhã de terça-feira, 12/5, com a participação do humorista, locutor e produtor do programa 98 Futebol Clube e um dos fundadores do grupo Os Comédias, Mário Alaska, que falou sobre o humor na publicidade.

Durante a apresentação, ele contou um pouco sobra sua trajetória profissional e falou o quanto o humor é importante para a publicidade, uma vez que gera lembrança, informa, descomplica, aproxima, sai do padrão, gera sorriso, traz memória afetiva, cria relação público/marca e orienta o raciocínio. Também falou sobre os diferenciais e desafios que ele tem para manter e aumentar a audiência do 98 Futebol Clube.

Equipe Coringa Comunicação

Dos diferenciais, ele citou o humor, a duração, o meio (rádio – menos dispersão, facilidade técnica e mobilidade), recall da marca, liberdade editorial, forte presença nas redes sociais, liberdade “publieditorial”, criação de material customizado para o cliente e player regional. E, como desafios, informar, entreter, divertir, fugir do comum, inovar, expandir o público e a relevância do conteúdo.

Os Laços do empreendedorismo

Israel Salmen, fundador da Méliuz

Israel Salmen, fundador da Méliuz

No mesmo dia, Israel Salmen, o fundador da Méliuz, deu continuidade às apresentações a convite da Laço Comunicação. Economista, de Governador Valadares, ele começou a vida de empreendedor quando ainda estava na escola. Israel abriu um site de fotos para o público evangélico em sua cidade e, desde então, não parou de investir em suas ideias. Assim que entrou na faculdade, o economista resolveu abrir uma empresa no mercado financeiro com um sócio que, algum tempo depois, foi vendida.

Equipe Laço Comunicações com o palestrante Israel Salmen

Equipe Laço Comunicações com o palestrante Israel Salmen

Os sócios perceberam que não gostavam e não entendiam a fundo o que eles estavam fazendo. Com a junção de conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, Israel resolveu abrir a Méliuz, um clube de descontos que devolve aos consumidores parte do dinheiro gasto nas compras em e-commerces parceiros. Mas, dessa vez, eles fizeram diferente. Planejaram a abertura e, com tantos erros cometidos nas empresas anteriores, perceberam o quanto era importante que a Méliuz tivesse visão, missão e valores coerentes com sua filosofia.

Tomando o Leme da comunicação com produção de conteúdo

 

Os palestrantes do canal Desimpedidos: Pedro PK e Fred Boiola

Os palestrantes do canal Desimpedidos: Pedro PK e Fred Boiola

No segundo dia, 13/5, começamos a manhã com uma palestra super animada sobre produção de conteúdo digital. Organizada pela Leme Comunicação, a palestra foi ministrada pelo diretor de marketing do canal Desimpedidos, Pedro PK, e pelo apresentador do mesmo canal, Fred “Boiola”.

Membros da Leme Comunicação

Membros da Leme Comunicação

Eles contaram, com muita comédia, um pouco sobre a história do Desimpedidos, maior canal de humor esportivo do Brasil, mostraram alguns conteúdos gerados por eles e como surgiram os personagens. Segundo os palestrantes, para ter sucesso, um canal precisa ter um conteúdo periódico compartilhável, criação de personagens e engajamento com a audiência.

Vida com essência, pintada de Aquarela

 

Rodrigo Ponzio

Rodrigo Ponzio, fundador do blog BrainstorMe

Logo em seguida, Rodrigo Ponzio assumiu o palco a convite da agência Aquarela Comunicação. Rodrigo é publicitário, trabalhou em agências como diretor de arte e comunicação e tinha uma vida intensa na capital paulista. Depois de alguns problemas de saúde, resolveu levar uma vida mais simples perto da natureza e se mudou para o litoral de São Paulo. Foi quando ele criou em 2013 o blog BrainstorMe, uma forma que ele encontrou de se manter conectado e não cair no esquecimento. Segundo Rodrigo, a criatividade tem um poder muito grande se for usada de forma positiva e consciente. E é com esse pensamento que ele cria seus projetos.

Integrantes da Agência Aquarela com o palestrante Rodrigo Ponzio e o professor Bruno Fernandes

Integrantes da Agência Aquarela com o palestrante Rodrigo Ponzio e o professor Bruno Fernandes

Rodrigo também tem outro projeto, o Vida com Essência, que foi baseado no que ele chama de “conexão por ideal”: um processo pelo qual as pessoas se conectam pelo que elas são e acreditam, dividem seus projetos e ideais e criam uma rede de encontro. Outro projeto que está sendo desenvolvido agora é o Reverte, que tem a função de integrar a publicidade de forma mais consciente e criativa e terá parceria com agências renomadas. No final, Rodrigo passou para o público presente alguns aprendizados essenciais:

viver com autenticidade, ver o dinheiro como consequência e não como objetivo, conectar-se por ideal, não por circunstâncias, e estar sempre disposta a mudar.

 

Testosterona para Matar um Leão por dia

 

Jack Testosterona, alter-ego do palestrante Edu Mendes

“Jack Testosterona”, alter ego do palestrante Edu Mendes

Para finalizar a semana da publicidade, a agência experimental Mata Leão realizou o encontro com o blogueiro Edu Mendes, do blog Testosterona. O tema da palestra foi a Era dos Negócios Digitais. Por se tratar de um blog com o público predominantemente masculino, a linha editorial é futebol, cerveja, mulher e relacionamento, que são apresentados em vídeos, notícias, listas e curiosidades.

Integrantes da agência Mata Leão

Integrantes da agência Mata Leão

A fim de atingir o público feminino, o blog criou uma coluna voltada para as mulheres, que se chama Acidez Feminina. Com o sucesso do projeto, a coluna acabou virando um blog próprio, sendo uma extensão do Testosterona. Houve ainda outras extensões, como uma revista sexy, o Meu Corinthians e a Rádio Testosterona. Para finalizar a palestra, Edu comentou que, para ter um blog com sucesso, é preciso se manter informado, ler, pesquisar, se aprofundar sobre os assuntos abordados e ter prazer pelo que faz.

Enfim

Auditório lotado na semana da publicidade

Gostei muito dos temas abordados nas palestras da semana da publicidade, elas complementaram o que os professores vem falando em sala e me fizeram refletir sobre o meu futuro como publicitária.

Essa semana foi importante, não só para os alunos que organizaram o evento, mas também para as pessoas que tiveram a oportunidade de assistir palestras interessantes de profissionais renomadas no mercado.

E você, gostou da proposta? Compartilhe com a gente sua opinião nos comentários 😉

 

Deixe uma resposta