Menu

Google Online Challenge: Saiba mais sobre o Desafio Online do Google

Google Online Marketing Challenge

No meio de março o portal Adnews divulgou o Google Online Marketing Challenge. O GOMC como ele é chamado, é o desafio do Google Adwords que já acontece há oito anos em todas as partes do mundo. Esse concurso é uma ótima forma de aprender a usar a ferramenta de links patrocinados do maior buscador do mundo, já que os participantes são universitários.

Como funciona?

Para participar o estudante deve formar uma equipe de três a seis pessoas e elas não precisam ser da mesma faculdade! Além disso, o grupo deve escolher uma ONG ou uma empresa que nunca investiu no Google Adwords ou que não investe há seis meses. Depois de encontrar os parceiros, é necessário encontrar um professor mentor para essa empreitada. Após esse processo inicial, os aluno desenvolvem uma campanha para essa ONG ou empresa, com o orçamento de 250 dólares, durante três semanas. O que não é um trabalho fácil, pois a estratégia deve ser muito bem desenvolvida e otimizada.

Prêmios

Os prêmios funcionam em duas etapas: uma regional e uma global. São cinco regiões contempladas:

  • Americas
  • Oceania
  • Europa
  • Asia
  • África

Cada uma delas tem uma equipe vencedora que ganha diversos prêmios, como dispositivos digitais e visitas a sede do Google regional. O grande prêmio para o vencedor global é uma visita de sete dias, com tudo pago, à sede do Google em Mountain View, na Califórnia. Além disso, caso o “cliente” escolhido seja uma ONG, ela ganha 15 mil dólares para investir em seu crescimento.

Dicas dos vencedores

Vencedores da Edição 2013 do GOMC, da Universidade das Filipinas - Jeanina Melissa K. Tee (BSBAA IV), Martin Joseph Alexandre R. Gonzaga (BSBA IV), Wesley Paul S. Cortez (BSBAA IV), Francis Louie M. Karunungan (BSBAA V), Nigel Willamson T. Lee (BSBAA V) and Erika Kathleen A. Uy (BSBAA V)

Vencedores da Edição 2013 do GOMC, da Universidade das Filipinas

Para a estudante vencedora do ano passado Jeanina Melissa K. Tee, da Universidade das Filipinas, “Participar do GOMC foi uma das melhores experiências de aprendizado que eu já tive. Não só por que ela abriu meus olhos para o complexidade, alcance e potencial do Marketing Digital, mas também pela oportunidade única de desenvolver e gerir uma campanha online com resultados reais! A beleza do GOMC é que os estudantes implementam suas idéias e planos e veem os resultados. Foi desafiador, divertido e com certeza foi um ponto alto na minha vida universitária.”

Por onde começar?

O primeiro passo é conhecer o Google Adwords e como ele funciona. Para isso é altamente recomendável que você faça o curso gratuito sobre essa ferramenta. Em linhas gerais, o Google Adwords trabalha com links patrocinados, que são aqueles links que ficam em amarelo e são os primeiros resultados quando você faz alguma busca.

Google AdWrods

Uma boa ideia é começar pelos cursos gratuitos oferecidos pelo próprio Google. Fonte: Google AdWrods

A força dessa forma de divulgação é assustadora. Hoje em dia (e em média), a cada 1 dólar investido nessa ferramenta, o investidor tem 2 doláres de retorno. Atualmente, 98% dos lucros do Google é proveniente de seu sistema inteligente de links patrocinados.

Onde me inscrevo?

Para se inscrever, você deve entrar no site do GOMC. Lá você encontrará todas as informações necessárias e também os depoimentos dos vencedores dos últimos anos. Mas corra, as inscrições acabam no dia 22 de abril e você tem muito trabalho pela frente! Afinal de contas, vencer um concurso do Google e com esses prêmios não é fácil, mas com certeza é um grande aprendizado.

Site GOMC

O site do desafio oferece informações valiosas e esclarece dúvidas sobre a participação

Já conhecia o GOMC? Converse com seus professores e inscreva-se! E claro, não se esqueça de voltar para nos contar como foi a sua experiência.

Deixe uma resposta