MacKeeper: porque você NUNCA deve instalar isso no seu Mac
Não caia nessa armadilha! Conteúdo atualizado!
Tenho visto muito usuário falando muita besteira e até recomendando esse arremedo de software, daí achei que preciso esclarecer algumas coisas aqui.
- NUNCA, JAMAIS instale o MacKeeper! Trata-se de um MALWARE (software malicioso, termo amplo usado para descrever vírus, spywares, trojans e etc.) disfarçado de software de manutenção que ainda quer que você pague por ele!
- Se você instalou o MacKeeper no seu computador (ou pior ainda, você pagou por isso), você acaba de cair num GOLPE.
- NÃO IMPORTA A SITUAÇÃO, NÃO USE O DESINSTALADOR QUE ELE OFERECE!!!! Seu sistema VAI FICAR INSTÁVEL!!! Ele vai criar um milhão de problemas no seu sistema pra convencê-lo que você precisa dele (sem falar no milhão de propagandas que vão aparecer em tudo quanto é canto do sistema). O procedimento mais recomendável é levá-lo num técnico de confiança (ou usar a restauração do sistema, caso você saiba o que está fazendo).
A empresa que o criou (ZeoBit LLC ou Kromtech Alliance, são efetivamente a mesma empresa) tem um longo histórico de softwares maliciosos disfarçados de utilitários de manutenção. Essa mesma empresa recorre a formas de publicidade que são, no mínimo, questionáveis: pop-ups e pop-unders elaborados, capazes de burlar a maioria dos bloqueadores usados atualmente; banners “pega-trouxa” apelativos; postagem de opiniões e reviews falsas; ou ainda a criação de sites falsos com endereços parecidos com o de concorrentes, que ludibriam o usuário pra instalar os softwares deles.
Na realidade, o sistema da Apple é muito estável e não precisa de manutenção frequente, desde que o usuário tenha um mínimo de boa postura (válido pro ruindows windows também):
- Não saia por aí instalando tudo quanto é badulaque desnecessário! Você não precisa ficar sabendo a todo momento a temperatura do processador, a memória RAM disponível e a velocidade do ventilador. E se você é do tipo que instala bonequinhas dançantes, gatinhos que ficam perseguindo o mouse e programas que dão arrotos a cada tecla digitada, já caiu no meu conceito…
- Coloque uma senha que seja efetiva no seu Mac. No meu post anterior eu já dei dicas sobre isso. Isso porque no mac, o sistema te pede uma senha de administrador antes de fazer qualquer alteração potencialmente danosa, então é uma forma de repensar se você realmente solicitou algo que precisa daquilo. Se ele pediu a senha do administrador sem que você esteja instalando um software novo, uma atualização ou alterando uma configuração, tem sujeira aí! Clique no botão de cancelar e, se o caso se repetir, leve o computador a um técnico.
- Programas piratas são um problema em qualquer sistema, seja Mac, PC, Android ou iOS. Ninguém cria algo pra quebrar a proteção de um programa comercial (também chamado de crack) a troco de nada, ainda mais quando se sabe que pode ser processado e/ou obrigado a pagar uma multa (alta!!!) no futuro. Alguma sujeira tem aí! Além do mais, a Adobe, Apple e até a Microsoft estão com preços bastante razoáveis hoje em dia, o que não justifica esse risco.
Pra enterrar de vez, todas as funções prometidas pelo MacKeeper são melhor desempenhadas por outros utilitários, muitas vezes gratuitos ou já incluídos no sistema:
- Anti-vírus: raramente necessário no Mac. A sua principal função no Mac é detectar infecções pra windows (isso mesmo!), mas pode ser necessário pra alguns usuários. Sugiro o ClamXav, que é gratuito, ou o Kaspersky Internet Security Multidispositivos, que é pago e muito bom.
- Anti-roubo: o iCloud possui a função Find My Device, que também funciona pra Macs, iPhones, iPads e iPods Touch. Ela não funciona se o dispositivo não estiver conectado à internet, mas também é assim com o MacKeeper.
- Encriptação: o Mac já possui o FileVault embutido, que só precisa ser ativado. Mas vale um aviso: se esquecer a senha dele, não tem como recuperar os dados!
- Recuperação de arquivos apagados: técnicas de redução de fragmentação usadas pelo Mac OS X (e pelo Linux também) praticamente tornam essa função inútil! A melhor forma é um bom esquema de backup, descrito abaixo.
- Backup: compre um disco rígido externo e ative o Time Machine nele. Mas não fique por aí plugando ele na USB de qualquer computador: deixe ele exclusivamente pra essa função e guarde-o em um local seguro, onde não seja manuseado, quando não estiver em uso. O Time Machine roda automaticamente, mas lembre-se de deixar o Mac ligado ou em sleep durante a noite pra que ele faça isso (notebooks devem ficar conectados à tomada). A Apple ainda disponibiliza o Time Capsule pra quem estiver com preguiça de plugar o drive USB toda noite, mas eu acho muito caro pro que oferece (pelo menos no Bra$il).
- Remoção segura de arquivos (shredder): mova o arquivo pra lixeira, depois clique no menu do Finder (o que tem o nome “Finder” no Finder… dããhh…) e clique na opção “Secure Empty Trash…” (não sei como que está em português, só uso o Mac em inglês). Confirme em seguida.
- Limpeza de cache: pra mim essa é balela… Raramente é necessário limpar o cache do sistema pra acelerá-lo, até porque a função do cache é ACELERAR O SISTEMA! Se ainda assim você precisar disso (ou achar que precisa, dá na mesma), use o OnyX, mas use somente esse link e tome cuidado com os sites falsos pra download dele (muitos instalam o MacKeeper no lugar…).
- Monitoramento do uso de disco: vá no Finder, clique no menu “Go” e depois em “Computer”. Na janela que abrir, clique com o botão direito no disco que quiser e clique na opção “Get Info”. Procure pelos campos “Capacity” e “Available” (capacidade total e capacidade disponível, respectivamente).
- Localizador de arquivos duplicados: seja organizado! Não há substituto melhor que isso! Se ainda assim precisar, use o dupeGuru.
- Localizador de arquivos: use o Spotlight clicando no ícone da lupa à direita do relógio (ou pressionando juntas a tecla Command e a barra de espaço) e digitando o que quiser. Funciona até pra localizar o conteúdo do arquivo!
- Desinstalador de aplicativos: outra balela… No Mac, com raras exceções, os programas são instalados e desinstalados de maneira simples: você copia o executável pra pasta de aplicativos pra instalá-lo e joga ele na lixeira pra desinstalá-lo. Os que não se enquadram nessa categoria (Adobe, por exemplo) oferecem o utilitário de desinstalação. Podem até ficar alguns traços do programa, tipicamente arquivos de configuração, mas eles são mínimos e não pesam quase nada (normalmente alguns kilobytes). As exceções à regra são os programas de edição de vídeo da Adobe (Premiere e After Effects), que até a versão CS6 (ainda não usei a CC) ainda armazenavam caches da ordem de gigabytes. Tem um comando específico pra isso nas preferências deles, procure por “Media” no Premiere ou “Media & Disk Cache” no After, mas só recomendo que sejam apagados em caso de necessidade absoluta, já que causa perda de links nos projetos.
- Atualizador automático: a maioria dos aplicativos hoje em dia já conta com essa função de uma forma ou de outra. Os softwares adquiridos pela App Store são atualizados automaticamente por ela (a não ser que o usuário opte por desabilitar a atualização automática, aí ele tem que lembrar de abrir a App Store manualmente). Outros softwares contam com funções próprias de atualização, como o Microsoft Auto Updater do Office, o Adobe Updater dos softwares Adobe até CS6 e o Creative Cloud Desktop dos posteriores. Todos vêm configurados pra atualizar automaticamente, mas podem ser configurados pra atualização manual também.
- Gerenciador de itens de login: fala sério… Não recomendo que o usuário fique fuçando aqui, mas a função existe: abra o “System Preferences”, depois vá em “Users & Groups” e clique no botão “Login Items” no painel da direita.
- Gerenciador de aplicativos padrão: pra mim é desnecessário, já que no Mac os arquivos contam com a assinatura do programa que os criou (um JPEG criado pelo Photoshop vai abrir no Photoshop, outro criado pelo Preview vai abrir no Preview e aí vai). Mas quando se baixa um arquivo da internet ou se copia de um pendrive formatado como NTFS, FAT ou ExFAT, ele não tem a assinatura, aí ele recorre ao programa padrão do tipo de arquivo. Pra mudar isso, clique com o botão direito no arquivo, escolha a opção “Get Info”, procure pelo campo “Open with:” (costuma ficar reduzido, então clique na setinha ao lado dele pra expandir) e mude o aplicativo padrão pro tipo de arquivo. Simples!
- Suporte remoto (serviço “Geek On Demand”): já acho um absurdo instalar gratuitamente um aplicativo de uma fonte tão pouco confiável, imagina então o que acho de comprar a versão completa ou, pior ainda, pagar uma mensalidade pra essa mesma fonte dar uma “manutenção” no meu computador! Na realidade, se você seguir essas recomendações, vão ser poucas as vezes que o seu Mac vai precisar de manutenção, não esquenta…
Basicamente é isso… Cuidem-se, cuidem das suas máquinas de trabalho e cuidado pra não fazer besteira nelas!
Atualização:
Os mais aventureiros podem procurar informações sobre como remover adwares e malwares em geral neste link. O autor é idôneo e já denunciou o MacKeeper várias vezes antes. Mas lembrem-se que vocês estarão por conta própria nisto!
Olá, gostaria de saber se há alguma forma de este virus ter entrado no meu mac por meio de algum outro programa, nunca instalei o programa e está aparecendo pop-ups em todas as janelas desde a hora que liguei meu computador, há alguma forma de deletar o vírus?
Obrigada, Bruna.
Bruna, me desculpe por demorar a responder a sua pergunta! Vamos lá…
Se está ocorrendo isso no seu Mac, eu recomendo que você faça um restore dele. Não é um procedimento complicado, mas alguns preferem contratar um técnico especializado pra solucionar o problema. Espero ter ajudado!
Boa noite, gostaria de saber se é possível recuperar arquivos após o “esvaziamento seguro do lixo”, pois em todos os sites que encontrei diziam que isso era possível somente se eu tivesse escolhido a opção “esvaziar lixo”! Na verdade o que ocorreu foi que meu Mac estava com a memória cheia e eu caí na besteira de baixar o OnyX pra limpar os arquivos desnecessários (pois eu mandava esvaziar a lixeira e não estava funcionando), só que ele apagou inclusive arquivos meus que nem estavam na lixeira
e eu esqueci de fazer backup antes, ou seja, perdi MUITA coisa, simplesmente sumiu. Sabe se tem como recuperar pastas e outros arquivos de alguma forma???
Larissa, desculpe por demorar a responder! No Mac, os arquivos apagados têm muito pouca chance de serem recuperados, isso quando a lixeira é esvaziada normalmente. No seu caso, em que ocorreu o esvaziamento seguro, a chance é zero: o conteúdo do arquivo é sobrescrito sete vezes com zeros pra garantir que eles não vão ser recuperáveis. Eu recomendo que você utilize o TimeMachine em um Time Capsule da Apple pra manter seus arquivos recuperáveis de forma segura.
Nossa, obrigada pelo esclarecimento. Eu estava quase instalando e resolvi fazer uma busca antes. Obrigada mesmo! quase faço besteira…
Por nada Stela!
Boa tarde!
Será que pode me contactar para me ajudar a desinstalar este maldito mackeep? Sou de portugal e em lojas de assistência pedem 30€ para limpar o Mac de origem.
Muito muito obrigada
Maria, infelizmente não é fácil fazer isso à distância. Eu realmente recomendo um técnico de confiança.
Olá Daniel! O seu texto foi o mais honesto que vi sobre esse Mackeeper. Eu acabei instalando e estou tendo todos os problemas citados. Já tentei o restore que você falou mas nada mudou. Eu queria resolver sozinha mesmo, antes de chamar um técnico (por questões financeiras mesmo) e achei alguns sites com métodos para tirar os pop-ups, como esses:
• http://malwaretips.com/blogs/remove-mackeeper-popup-ads/
• http://applehelpwriter.com/2011/09/21/how-to-uninstall-mackeeper-malware/
Não sei se é confiável, principalmente porque pede para instalar outro aplicativo. Queria saber sua opinião sobre.
Karina, não recomendo o AdwareMedic, que não me inspirou confiança. O segundo link que você indicou coloca o FastTasks 2 e o DetectX como opcionais, podendo executar o procedimento sem instalá-los. O procedimento é válido, mas é bastante complicado e potencialmente danoso, caso não seja executado à risca. Recomendo sempre um técnico de confiança, mas se você estiver disposto a arriscar é uma boa opção para aprender mais! Lembre-se, no entanto, de fazer backup de todos os seus arquivos antes disso.
Olá, eu sem querer instalei o mackeeper e depois usei o desinstalador dele.
agora li seu post.
eu já restaurei o sistema do meu macbook, estou querendo saber
é possível que ele ainda permaneça no computador?
os arquivos que eu retirei do meu computador pode estar afetado?
Desde já sou grata pela atenção.
Camila, desculpe por demorar a responder! Após restore do sistema, a chance de ter restado algo do MacKeeper no Mac é praticamente nula, desde que o procedimento seja executado em conformidade com as orientações da Apple (https://support.apple.com/en-us/HT201314). Além do mais, ele não é um vírus, mas um malware, também chamado de software malicioso, e não “infecta” outros arquivos. Na realidade, não há registro recente de atividade deste tipo em Macs.
Olá, o meu Mac está abrindo várias abas com propagandas e até com esse instalador de Mackeeper… Como faço para não aparecer mais essas abas? Vc poderia me dizer se pegou algum vírus?
Obrigada.
Lari, as propagandas do MacKeeper são exibidas em vários lugares da internet. Quando o sistema de propagandas de um site detecta que você está acessando de um Mac, elas são direcionadas ao usuário. Se o site utiliza o Google AdServices, você ainda tem a possibilidade de optar por não ver as propagandas, conforme descrito no link https://support.google.com/ads/answer/2662922?hl=pt, mas outros sistemas podem ser mais irritantes. Vírus são algo que não existe em um Mac que esteja funcionando corretamente, sem softwares pirateados e com o sistema atualizado. Entenda que o MacKeeper não é vírus: é software malicioso. É preciso esclarecer a diferença, já que um vírus se instala no computador sem interação do usuário, enquanto um software malicioso como o MacKeeper exige interação e autorização por senha do usuário para se instalar.
olá Daniel
muito obrigada pelas informações!
Infelizmente caí nesse golpe e gostaria de saber se mesmo após desistalar com um técnico eu posso manter meus arquivos?ou devo fazer um backup de tudo para remover o mackeeper?
obrigada
Você não precisa formatar o Mac para se livrar dele, apenas fazer um restore, o que não apaga seus arquivos. Esta inclusive é a recomendação da própria Apple, que só indica a formatação completa como último recurso. Ainda assim, eu recomendo um backup atualizado sempre, já que podem haver outros problemas no processo, como queda de energia ou uma falha de um componente já defeituoso do sistema (um disco rígido que esteja apresentando falha é uma causa muito comum de perda de arquivos nesta etapa).
ele não apaga os arquivos,
apenas o mackeeper?
Mariana, desculpe por demorar a responder. O procedimento de Restore feito da forma documentada pela Apple não apaga os arquivos do usuário, mas ainda assim é recomendável que você faça o backup, já que algumas coisas podem ocorrer durante o procedimento que são potencialmente danosas, como uma queda de energia, por exemplo. Se você não se sentir segura, procure um técnico de sua confiança antes de sujeitar o seu computador a este risco.
Como eu faço para desistalar?
Ricardo, como as versões do MacKeeper mudam muito, não há um único procedimento seguro de desinstalação que não passe pelo restore do sistema. A descrição da própria Apple está em https://support.apple.com/pt-br/HT201314. Caso você não se sinta confortável com o procedimento, recomendo que procure um técnico de confiança pra que ele avalie o sistema e tome a melhor ação pra solucionar o problema.
Oi Daniel, tudo bem.
No meu computador tem acontecido a mesma coisa com páginas se abrindo do MacPeeker. Se eu fizer o restore no meu computador terei os mesmos programas básicos já instalados como o Office e os básicos?
Obrigado.
Eduardo
Eduardo, desculpe por demorar a responder! O Restore mantém os arquivos e programas do usuário em geral, mas alguns programas podem solicitar uma correção da instalação após o procedimento, então você irá precisar dos arquivos de instalação destes programas para corrigir isto. Se houver dúvida, eu recomendo que procure um técnico de confiança.
Ola!! Fiz o restore do sistema e meu mac ficou normal por alguns dias, mas agora voltou o mackeeper, fizer o restore novamente e nao adiantou nada. O que eu faço??
Isis, desculpe por demorar a responder! Algumas versões do MacKeeper são mais resistentes que outras. O correto nestes casos seria pesquisar a presença de daemons e agentes de inicialização em single user mode, mas o procedimento é potencialmente danoso e você poderia terminar com o computador inoperante ou com uma perda de arquivos. É altamente recomendável que você procure um técnico de confiança.
Olá, instalei o mackeeper no meu computador e o deletei, mas mesmo assim abrem-se janelas e anúncios quando mexo na internet. O que fazer?
Maria, desculpe por demorar a responder! Isto depende… O MacKeeper prolifera janelas de anúncios em diversos sites mesmo quando não está instalado, baseado no seu histórico de navegação na internet, então você pode continuar a ver anúncios mesmo depois de ter erradicado o programa do seu computador. Seria preciso que eu estivesse em frente ao computador pra dizer com certeza se as mensagens são apenas propagandas ou se são do próprio sistema. Tente usar um outro navegador que você não use normalmente (sugiro o Opera) ou o Google Chrome em modo anônimo (pressione Command+Shift+N pra abrir uma janela assim) e veja se as mensagens persistem. Lembre-se que o Google mantém o seu histórico de navegação, então não faça login em nenhum serviço dele. Se as propagandas não aparecerem, você estará bem. Em caso de dúvida, eu recomendo que você procure um técnico de confiança.
Boa noite Daniel,
Gostaria de agradecer-lhe pelo post. Além de esclarecer definitivamente que instalar o Mackeeper é uma “fria” você nos dá dicas valiosas de como melhorar a “performance” do sistema Mac, bem como outras informações sobre a atuação desse sistema. Foi muito útil para mim que resolvi dar uma pesquisada antes de instalar o “maldito Mackeeper”. Tenho certeza que também está sendo para muita gente.
Grata.
Karyna, obrigado pelo reconhecimento! Espero poder ajudar muitos outros usuários desta forma.
Bom dia, não instalei o mackeeper em meu macbook pro, mas estava com páginas abrindo em nova guia em todos os navegadores, todas redirecionavam em sua grande maioria para o mackeeper, isso aconteceu depois de visitar alguns sites em busca de aprendizado mais profundo sobre o sistema operacional usado nos computadores da Apple, não encontrei nenhuma solução para o problema na internet por isso posto este comentário que pode ser útil para mais usuários, segui todos os passos de configurações de todos os navegadores (mozila, safari e chrome), mas nada adiantou, as propagandas continuavam abrindo, o que resolveu meu problema totalmente foi atualizar o sistema operacional, no lado superior esquerdo (maçã), sobre este mac, visão geral, atualização de software, hoje uso o OS X Yosemite e após a atualização todas as indesejáveis propagandas sumiram, Daniel Obrigado pelas dicas!
Marco, disponha! As propagandas que você viu provavelmente eram relacionadas ao seu histórico de internet. Um reset do navegador costuma resolver isso, mas atualizar para o sistema mais recente também executa esta acão. De qualquer maneira, é bom saber que eu fui útil.
OLa, boa noite,
Estou tão desinformada, tenho um mac book com sistema operacional 10.10.3, e hoje resolvi ver algumas series on line e acabei baixando esse app malicioso, li tudo que esta escrito acima, agora o meu maior problema que moro em uma cidadizinha no interior de Goiás e não tem técnico que sabiam trabalhar com sistema ios, e eu não sei fazer backup para fazer restauração. tem como me ajudar? Fui fazer o backup pela time machine e o utilitário airport não encontrou estação base, o que não tenho idéia o que significa, a única coisa que sei que no posso restaurar a maquina sem esse backup, por favor, fiquei a noite inteira em sites e você foi o único que apresentou sensatez no que diz, preciso de sua ajuda. Obrigada
Lauren, bom dia!
O backup pelo Time Machine exige um HD externo ou um roteador Time Capsule da Apple, que foi o que o utilitário Airport procurou e não encontrou. Ainda há a opção de plugar um HD externo no seu Mac e ativar o Time Machine nele, conforme descrito no link https://support.apple.com/pt-br/HT201250. Você pode fazer o backup manualmente também, mas esta é a forma mais automatizada que o sistema oferece.
Um único aviso: o HD para o Time Machine deve ser formatado no sistema de arquivos do Mac (HFS+ Journaled) e, caso ele esteja em algum sistema de arquivos para PC (FAT ou NTFS), será oferecida a opção de apagar o conteúdo e formatar o HD, consequentemente apagando os arquivos dele. Na realidade, o sistema Apple exibe alertas para todas as situações potencialmente perigosas, mas cabe ao usuário ler os alertas e se preparar. Faça isto sem pressa, em um dia tranquilo e com bastante atenção, OK?
Oi Daniel bom dia.
Preciso de sua ajuda, fui instalar um tal de “MPlayerX” mas antes porém fiz uma rápida pesquisa na internet e vi pessoas falando bem dele. quando instalei tive uma surpresa, apareceu o “MacKeeper” aparentemente instalado digo isso porque não o instalei de sã consciência. dai ele começou a mandar mensagens para eu fazer uma limpeza dizendo que era GRAVE o estado do meu. mas antes de autorizar resolvi pesquisar foi assim que descobri você, me ajude a me livrar dele.
não autorizei ele a fazer nada, mas gostaria de tê-lo longe do meu Mac.
você pode me ajudar? ou terei que realmente ir a uma autorizada?
desde ja agradeço pelo post.
Abs.
Sandro, bom dia! Antes de mais nada, NÃO AUTORIZE NENHUMA AÇÃO DO MACKEEPER! Agora podemos prosseguir… B)
Não conheço o MPlayerX pois não o uso. Eu tentaria desinstalá-lo e observar se o sistema ainda exibe as mensagens. Depois disto eu tentaria redefinir o Safari (abra-o e clique no menu Safari -> Reset Safari) e observaria o sistema. Só aí, caso tudo o mais falhasse, eu tentaria fazer um restore mas, novamente, eu recomendo um técnico de confiança para te ajudar, caso você tenha dúvidas.
Olá Daniel.
Me deparei com seus comentários e percebi a seriedade deles. Isso me inspira confiança.
Sou usuário avançado de Windows e estou mudando de plataforma (OS-X). O processo não foi tão complicado, apenas um pouco demorado já que não me contento com o básico, gostando de explorar o máximo dos recursos possível.
Estou tentando descobrir uma forma de personalizar o modo de exibição do Finder (preferências pessoais). O que gostaria é que o mesmo exibisse o conjunto de pastas de um diretório antes dos arquivos (diga-se a lá windows explorer).
Vi algumas dicas sobre como fazer isso mas se aplicam apenas a versões mais antigas do SO. Há alguma maneira de fazê-lo?
Fique com Deus e obrigado.
Adriel, bom dia! Bom saber que há outros curiosos como eu aqui também!
Deixe-me ver se eu entendi bem: você quer listar os diretórios numa coluna à esquerda enquanto navega nos arquivos à direita? Eu não sou o melhor para orientar isso, até porque sempre preferi o modo do Mac mesmo. O modo de visualização em colunas não te atenderia? Me diga quais as opções de customização que você encontrou para os sistemas mais antigos, talvez eu possa identificar se ainda são válidas. Você está usando o 10.10, certo?
Aguardo o seu retorno!
Obrigado pela resposta Daniel.
O que quero na realidade é que na listagem do conteúdo de um diretório que o Finder apresenta, seja apresentado os sub-diretórios (ou pastas) sempre no começo da listagem e somente depois a listagem dos arquivos.
O OS-X considera os sub-diretórios da mesma maneira que os arquivos para classificação de exibição.
O que encontrei na web foi o link abaixo, mas as instruções não são mais válidas para o 10.10.
http://appleblog.com.br/mactips-74-como-colocar-as-pastas-antes-dos-arquivos-no-finder/
Se puder ajudar… agradeço.
Adriel, desculpe por demorar a responder! Mas eu realmente não conheço uma forma de fazer isso no 10.10.
Instalei esse maldito Macpeeker, e depois mandei para a lixeira e esvaziei a mesma.
O mesmo não está no computador, mas fica aparecendo as mensagens.
Será que não fiz o correto?
Teodoro, bom dia! O MacKeeper não é tão simples de se remover. Infelizmente, as versões dele diferenciaram entre si inclusive no método de remoção, o que impede que seja criada uma “receita de bolo” pra removê-lo. Sugiro que leve o seu Mac em um técnico de confiança ou, caso se sinta com coragem e disposto a correr alguns riscos, pesquise no sistema pelos LaunchDaemons ou LaunchAgents que o MacKeeper espalha.
Boa sorte!
boa noite .
meu nome e Rafael estou vendo q muitos d vocês estão com dificuldade de remover Macpeeker.
e facil de removelo e si vcs estiverem em um mac osx usem um programa chamado appcleaner ele e muito bom .
Oi Daniel, muito obrigada pelas dicas! Nossa, fiquei aliviada depois que li seu texto. Eu instalei não sei como esse maldito MacKeeper no meu MacAir
e agora to com medo de ter danificado algo. Já joguei o aplicativo na lixeira, fiz uma busca na lupinha do canto superior direito (conforme você ensinou) e deletei tudo que estava relacionado ao MacKeeper, mudei as configurações do meu computador para baixar somente aplicativos da AppStore, enfim… Você acha que consegui? Acha que ele realmente foi removido? Não encontro nenhum vestígio dessa coisa, mas fiquei receosa. Obrigada!
acabei instalando o MacKeeper, porem nem abri e exclui logo em seguida arrastando-o para a lixeira. depois procurei pelo aplicativo no computador e exclui tudo que tinha o nome dele, sera que ainda sofro algum risco?
Eu abri um site para ver tv online, o VTO, mas em seguida acusou vírus alto, nunca me aconteceu isso, em seguida veio um site para fazer download, achando que era do Mac , mas como fica um quadradinho com seta verde, eu estranhei e vim aqui no smartphones pesquisar , dai eu nao sei o que faço , baixei ele sem querer, está pedindo para limpar o Mac !!! Não vou aceitar né ?
Oi daniel, preciso de uma ajuda, abriu uma página no Safari, q não. Consigo fechar de jeito nenhum, eu forço encerrar e o mac desliga mas doentio novamente a página abre e bloqueia todas as funções, a página nada oração de fechar, visante como poso resolver isso? Please
Olá, comecei a instalar o mackeeper mas quando vi essa matéria desconectei o mac da internet e a instalação não prosseguiu. Não abre nenhuma aba como o pessoal que comentou aqui tá falando, também não notei nenhuma diferença no sistema. Ainda assim, acha que o malware pode ter sido instalado?
Uso o Clean my Mac. Ele é muito bom também.