Menu

Criando senhas efetivas

A maioria dos usuários reclama na hora de criar senhas. E elas são chatas mesmo, mas são também uma necessidade… Mas com algumas dicas simples isso pode ficar mais fácil!

Eu costumo orientar o seguinte: escolha uma palavra e troque algumas letras por números que são parecidos com elas. Pra maioria das pessoas, basta o seguinte:

LETRA NÚMERO
A 4
E 3
I (vogal “i”) 1
O (vogal “o”) 0

Por exemplo, se escolhermos a palavra “google”, ela vai ficar “g00gl3”, o que já cria uma senha razoavelmente complexa. Agora, se quisermos dificultar a coisa mais um pouco, podemos trocar mais letras até incluir todos os números de 0 a 9:

Letra Número
O (vogal “o”) 0
I (vogal “i”) 1
Z 2
E 3
A 4
S 5
G 6
T 7
B 8
Q (pense no “q” minúsculo) 9

Com essa tabela, se escolhermos a palavra “quasímodo”, por exemplo, ficará “9u451m0d0”, o que já complica ainda mais as coisas.

Sempre se fala que não deve-se usar a mesma senha pra tudo, mas nada te impede de usar a mesma base pra tudo, só acrescentando um mínimo pra diferenciar entre uma e outra, por exemplo:

Palavra escolhida espaço
Palavra mudada 35p4c0
Senha pro Gmail 35p4c0gml (“gml” lembra “gmail”)
Senha pro Facebook 35p4c0fbk (“fbk” lembra “facebook”)
Senha pro Twitter 35p4c0twt (“twt” lembra “twitter”)
Senha pro Mac 35p4c0mac (“mac” lembra… ah, vocês entenderam!)

e aí vai…

Pra quem precisa definir uma senha somente com números, vale uma dica que muitos já conhecem: usar as letras do teclado do celular. É coisa boba, mas muita gente se esquece disso. Veja só:

Teclado de telefone

Crédito da imagem: Wikipedia

Com isso, a palavra “computador” vira “2667882367”. Bem melhor que colocar a data de nascimento como senha do cartão de crédito!

No Responses

Deixe uma resposta