Menu

O que é um Gravatar e como usá-lo?

Um avatar é uma imagem que os usuários da internet usam para se representar. O nome é genérico, mas as imagens de perfil do Facebook, Twitter e Google+ não são nada além disto: simples avatares que nos representam online.

Mas porque não usar isso de maneira global? A Automattic, mantenedora do site de blogging WordPress.com, comprou essa idéia de Tom Preston-Werner e integrou na sua plataforma em 2007. Hoje em dia, o serviço foi ampliado e é usado para registrar e indexar posts e comentários criados por usuários em diversas plataformas diferentes. Foi batizado de Gravatar, uma sigla pra Globally Recognized Avatar (algo como “avatar reconhecido globalmente”) e exige que os usuários que queiram usá-lo façam um registro gratuito usando um e-mail de contato no site deles. A partir daí, o avatar do usuário passará a ser exibido ao lado de todos os comentários e posts feitos em sites que forneçam suporte. Simples e prático!

Porque eu deveria criar um Gravatar?

Citando o artigo do site Beginner’s Guide for WordPress:

Se você quer ser identificado na web, você deveria usar um Gravatar. Se você é um blogueiro, organização sem fins lucrativos, pequena empresa ou qualquer pessoa que queira construir uma marca, então você precisa começar a usar um Gravatar.

Como criar um Gravatar

Se você já possui uma conta no WordPress.com, pule este parágrafo. Se não, vá até o site do Gravatar e clique no botão pra criar o seu. Quando solicitado, entre com o seu e-mail, nome de usuário (normalmente é preenchido automaticamente, mas você pode mudar, se quiser) e com a senha que você quiser. Vale a dica pra digitar a senha com calma, já que ela não pede confirmação. Clique no botão “Sign up” pra criar o seu perfil. Será enviado um link de confirmação para o e-mail que você registrou, então você deve acessa-lo e clicar no link pra continuar. Agora que você já tem um perfil criado (ou se já tinha uma conta no WordPress.com, que é integrada ao Gravatar), acesse o site do Gravatar e faça login usando o seu e-mail. Na tela inicial procure pelo link pra adicionar uma nova imagem e defina a sua imagem de perfil. Se tiver dúvida com o idioma (o site ainda não tá totalmente traduzido), sugiro o Google Tradutor. Uma recomendação: classifique corretamente o seu gravatar de acordo com a audiência pretendida. Lembrem-se que esta é a sua imagem na web: é de péssimo tom criar gravatares ofensivos ou com conteúdo questionável sem a classificação apropriada. Depois de fazer isso tudo, clique no link “Meu Perfil” e preencha alguns dados sobre você. O texto do campo “Sobre Mim” vai aparecer logo ao lado da sua foto quando alguém parar o mouse sobre ela, então eu acho interessante incluir algo aqui. Ainda editando o seu perfil, vá até a opção “Serviços Verificados” e adicione alguns links de redes sociais que você ache interessante. Se quiser colocar outras coisas, vá em frente também! Pronto! Seu gravatar foi criado e agora você tem a sua imagem associada aos seus posts!

Deixe uma resposta