Menu

Conhecendo as lutas

O esporte tem como uma de suas modalidades a luta, que vem tomando um espaço na mídia cada vez maior, com frequentes transmissões e reality shows. Mas quais lutas? E qual a diferença entre elas?

A luta mais assistida é o MMA, que na verdade é uma mistura de artes marciais, pois inclui tanto golpes de combate em pé, característicos de lutas como o boxe, a esgrima, o judô, o caratê, o kickboxing, o kung fu, o muay thai, o taekwondo, quanto técnicas de luta no chão, característicos de lutas como a luta livre e o jiu jitsu, por exemplo.

De acordo com os dados fornecidos pela National Geographic sobre algumas dessas lutas, o boxe é uma das modalidades mais antigas de luta e foi descrito em esculturas do antigo Egito por volta de 1350 a.C., e com sua alta popularidade se tornou, em 1920, uma competição permanente nas Olimpíadas, sendo considerado campeão mundial o vencedor.

Sobre o Jiu jitsu, pode-se dizer que significa “luta gentil” e se desenvolveu em meio às atividades guerreiras no Japão por volta do século 17, sendo criado para complementar o esgrima. O jiu-jítsu é um tipo de luta que utiliza várias técnicas, entre elas golpes, chutes e arremessos, além de técnicas corpo a corpo, como imobilização e estrangulamento.

Por ultimo, o Muay thai, que também é conhecido como boxe tailandês, por ter características semelhantes ao boxe, mas ter sido praticada na Tailândia. É uma arte marcial e um esporte competitivo que se caracteriza por golpes violentos com joelho, cotovelo e canela.

A partir dessas informações, fica muito mais fácil entender as lutas e discutir de melhor forma acerca das discussões geradas por elas.

Deixe uma resposta