Menu

A distopia na literatura de hoje

Não se pode ignorar mais o fato de que os livros que tem tido uma grande adesão de leitores são os livros que tem com cenário, uma sociedade distópica.

Mas… O que é uma sociedade distópica? Uma sociedade distópica é uma sociedade futurística/pós-guerra aonde o governo é na sua maioria das vezes ditatorial e as classes sociais são rigidamente divididas.

Alguns autores como Veronica Roth (autora da série “Divergente”), Kiera Cass (autora da série: “A Seleção”) e Suzanne Collins (Autora da série: “Jogos Vorazes”.) conseguiram levar milhares de pessoas às livrarias e faze-los se apaixonarem por suas obras. Os enredos são cativantes e nos dão um susto a cada parágrafo; torcemos a favor ou contra os personagens e para que eles alcancem seus objetivos.

Além de essas histórias terem em comum um cenário de uma sociedade distópica, “Jogos Vorazes”, “A Seleção” e “Divergente” tem algumas coisas em comum:

  • Nas três histórias as protagonistas são mulheres: Katniss (Jogos Vorazes, America Singer (A Seleção) e Tris Prior (Divergente).
  • Nenhuma delas espera que um homem venha salvar o dia. Elas são mulheres audaciosas, independentes e determinadas.
  • Apesar disso, elas ainda são meninas que se apaixonam e sentem calafrios quando “ele” está por perto… Mas, isso não as impede de “descer do salto” e partir para a briga!
  • Elas vão contra o esperado.

Mas, como já é de se esperar… Nem todos conseguem alcançar o sucesso com esse gênero. Como exemplo temos “Destino” de Ally Condie. Devo admitir que o enredo até que é legal, mas o desenvolvimento… É uma decepção!

Fiquei entediada logo no começo da história e a maneira que Ally escreve é simplesmente muito entediante, acabei chegando a seguinte conclusão: Esse livro foi uma tremenda perda de tempo! Sobre Jogos Vorazes, não posso falar li porque não o li, mas tenho amigos que leram e disseram que é muito bom. Sou suspeita para falar sobre “A Seleção” e “Divergente” pois fui conquistada logo no primeiro capítulo de ambos.

Deixe uma resposta